
Atividades
O Serviço de Educação do Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, associa-se à iniciativa realizando, em colaboração com os coordenadores do projeto, algumas atividades nos dias 03 e 04 de julho.
Portugal acolhe a segunda edição do Fim-de-semana da vaca-loura, entre os dias 3 e 5 julho, iniciativa para alertar a população para os problemas que esta espécie enfrenta e explicar como, juntando esforços, se pode reverter a situação. Há vários eventos gratuitos marcados em todo o país e todos são convidados a participar, até porque os locais foram escolhidos para aumentar a probabilidade de avistar este ser vivo tão emblemático.
O Mosteiro de Tibães, em Braga, associa-se à iniciativa com o seguinte programa de atividades:
03-07-2020 | SEXTA-FEIRA | 20H00
Onde está a vaca-loura?
Uma introdução teórica e prática ao mundo dos lucanídeos.
- Acolhimento na entrada do Mosteiro;
- Apresentação do Projeto VACALOURA.PT;
- Realização de um transecto (percurso de monitorização) na cerca do mosteiro;
- Partilha dos resultados.
04-07-2020 | SÁBADO | 16h00
Vaca-loura & Companhia
A vaca-loura não vive só na cerca do mosteiro! Quem serão os seus vizinhos? Onde fica a sua casa? Queres descobrir?
- Acolhimento na entrada do Mosteiro;
- Apresentação do Projeto VACALOURA.PT;
- Realização de um percurso pela cerca do mosteiro, procurando a vaca-loura e dando a conhecer outros animais que por lá habitam…
A ter em conta:
- Inscrição prévia obrigatória através dos seguintes links:
https://forms.gle/Fnym12oM7rCD4nsN6
ou
www.vacaloura.pt/fim-de-semana-vaca-loura-2020/
- O número de lugares é limitado (máximo de 9 pessoas por sessão);
- Atividades não aconselhadas a pessoas com dificuldades de locomoção;
- Obrigatório trazer: máscara; uma lanterna; uma caneta ou um lápis; um casaco (sexta-feira à noite); e calçado adequado a caminhadas;
- As atividades são gratuitas.
Para informações adicionais, contacte:
Telefone: 253 622 670
Email: sec.msmt@culturanorte.gov.pt
O Projeto VACALOURA.pt é um projeto de ciência cidadã coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O objetivo é compilar e organizar informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações da Vaca-Loura e dos restantes escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a colaborar na Rede Europeia de Monitorização da Vaca-Loura que por sua vez pretende averiguar o estado de conservação desta espécie na sua área de distribuição.
O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, com a qual se pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas.