Horário: De terça a domingo. Das 10h00 às 18h00.

Rua do Mosteiro, 59

4700 - 565 Mire de Tibães, Braga

Arco da calçada existente do lado poente do Mosteiro de São Martinho de Tibães.

Já está disponível a versão digital do Guia do Peregrino de São Bento da Porta Aberta no Cávado.

Este trabalho foi coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, em parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta e com os Municípios do Cávado.

Deixamos aqui ficar o link para aceder a este importante instrumento de apoio a todos quantos, nesta altura do ano, rumam a pé até ao «Senhor São Bentinho».

Partindo de um desafio lançado pelo Senhor Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga e pela Irmandade de São Bento da Porta Aberta, para fomentar e promover “caminhar em segurança” nos caminhos de São Bento da Porta Aberta, a CIM Cávado e os seus 6 Municípios associados promoveram um projeto orientado para a valorização, sinalização e promoção dos caminhos de São Bento da Porta Aberta na NUT III Cávado.

Os Caminhos de peregrinação para São Bento da Porta Aberta têm origem em todo o Minho, com motivação predominantemente religiosa, mas por vezes também lúdica. Atendendo aos vários caminhos existentes na NUT III Cávado, o desafio passou por definir um caminho principal que unisse o território do Cávado, com origem em Esposende até São Bento da Porta Aberta, com cerca de 70 km, e 3 trajetos variantes, unindo assim os 6 concelhos da NUT III Cávado.

Este projecto surge da formalização de uma candidatura ao programa Interreg España-Portugal (POCTEP), que a CIM Cávado viu aprovada, e na qual permitiu o desenvolvimento de uma imagem de marca do caminho, e várias soluções de sinalética direcional.

Os peregrinos e caminhantes que os percorrerem são invariavelmente agraciados com um riquíssimo património cultural e natural, com uma paisagem natural única que culmina no Santuário de São Bento da Porta Aberta, localizado no concelho de Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês.