Horário: De terça a domingo. Das 10h00 às 18h00.

Rua do Mosteiro, 59

4700 - 565 Mire de Tibães, Braga

Pinturas a óleo regressam ao Mosteiro de Tibães.

Aproveitando o período de encerramento ao público, decretado ao abrigo das medidas de combate à pandemia Covid-19, a equipa do Mosteiro de São Martinho de Tibães continua o seu trabalho de proteção e valorização patrimonial, realizando algumas ações de conservação, restauro e manutenção no percurso museológico.
Neste sentido, deu-se início na parede sul da Sala do Capítulo ao processo de colocação de mais cinco pinturas a óleo sobre tela que retratam alguns dos Abades Gerais da Congregação Beneditina dos Reinos de Portugal e do Brasil, da qual Tibães foi a Casa-mãe, entre 1567 e 1834.
Após terem sido vendidas durante a ocupação privada do Mosteiro e estarem espalhadas por todo o país ao longo de várias décadas, estas pinturas foram recuperadas e oferecidas ao Mosteiro, regressando agora ao seu local de origem: a Sala do Capítulo.
A sala, que chegou a ter aproximadamente 70 quadros, ficou completamente vazia na primeira metade da década de oitenta do século passado. Após a compra do imóvel por parte do Estado Português, em 1986, e com o apoio mecenático de várias instituições e associações de defesa do património – das quais se destacam a ASPA, o Mosteiro de Singeverga e o Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães -, tem sido possível recuperar parte da coleção de pintura que outrora figurava nesta sala, sendo já observáveis mais de metade das obras originais.
Nas últimas duas semanas, foram colocados na sala do Capítulo Geral os retratos de Fr. Tomás do Socorro (eleito em 1611 e 2.ª vez em 1629), Fr. Mâncio da Cruz (eleito em 1620), Fr. António Carneiro (eleito em 1644), Fr. José de S. Domingos (eleito em 1752) e Fr. Bento de S. António Vieira (eleito em 1813).
Ao abrigo do Protocolo de Cooperação Institucional, celebrado em 2019 entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães, foram adquiridas, restauradas e já colocadas no percurso museológico duas pinturas a óleo sobre tela: uma de S.ª Escolástica, nos aposentos abaciais, e outra do Abade Geral Fr. Bento de S. António Vieira, colocada agora na Sala do Capítulo.