O consumo de pão perde-se na voragem dos tempos. O trigo, o centeio, a cevada, a aveia e os milhos – miúdo/alvo (Panicum miliaceum L.) e painço (Setaria italica (L.) P. Beauv.) – são os principais cereais com que a civilização ocidental se alimentou até ao século XVI.
Com a descoberta da América chegou ao continente europeu o milho maís (Zea mays L.) que passou a dominar a paisagem minhota e a ser o principal alimento das populações mais pobres, levando a que os outros milhos fossem sendo menos produzidos e esquecidos.
Faça connosco uma viagem para descobrir um pouco mais sobre os milhos, o seu ciclo agrícola e a sua importância na paisagem minhota.
Esta exposição está patente na casa dos fornos do mosteiro até 09 de novembro de 2025 e conta com o apoio do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães e do Eng. Luís Magalhães.
Fotografia: Liliana Neves