Horário: De terça a domingo. Das 10h00 às 18h00.

Rua do Mosteiro, 59

4700 - 565 Mire de Tibães, Braga

Biblioteca e Arquivo

Biblioteca e Arquivo

Biblioteca

Longe do esplendor da biblioteca beneditina, a atual biblioteca do Mosteiro de São Martinho de Tibães possui já algumas centenas de livros incorporados.

Embora seja mais orientada para temáticas em torno da História, História da Arte, Religião, Conservação, Restauro, Museologia, Arquitetura, Arquitetura Paisagística e Jardins Históricos, o seu acervo é também composto por enciclopédias, coleções de contos infantis, catálogos de exposições e livros técnicos utilizados para apoio às atividades de conhecimento da fauna, flora e fungos existentes na cerca.

Ao longo dos últimos anos o espólio foi enriquecido com a oferta de publicações por parte do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães, do Grupo Unidos de Tibães e com a biblioteca pessoal de Ademar Ferreira dos Santos.

Para além de servir de apoio aos técnicos do Mosteiro, as obras existentes na biblioteca poderão ser consultadas por profissionais de outras áreas, alunos, professores, investigadores e autodidatas.

Os interessados em consultar qualquer obra deverão efetuar o pedido por escrito ao Mosteiro de São Martinho de Tibães ou à Direção Regional de Cultura do Norte.

Arquivo

O arquivo existente no Mosteiro de São Martinho de Tibães guarda um espólio considerável, fundamental para compreender e conhecer melhor o seu funcionamento mais recente, como organismo cultural e educativo, mas também com elementos que ajudam a compreender o seu passado, principalmente desde a sua extinção em 1834 até à sua aquisição pela Estado Português em 1986.

Possui registos nos mais diversos suportes: papel; fotografia; slides; cds; dvds; e cassetes de áudio e de vídeo.

Acolhe ainda outros arquivos doados ao Mosteiro, com destaque para os da Casa do Povo de Mire de Tibães e de Ademar Ferreira dos Santos.

Os interessados em consultar o arquivo deverão efetuar o pedido por escrito ao Mosteiro de São Martinho de Tibães ou à Direção Regional de Cultura do Norte.