Colaboração e Cooperação
O Mosteiro de São Martinho de Tibães está recetivo para estabelecer protocolos de colaboração e acordos de cooperação com instituições públicas, privadas e microempresas, nas mais diversas áreas de atividades e serviços.
Esta é uma forma de podermos aumentar a oferta cultural e educativa e contribuir para a dinamização económica e social da região em que estamos inseridos.
Conheça as diferentes formas de colaborar connosco.
Atividades
Todo o conjunto monástico de Tibães oferece múltiplas possibilidades de exploração ao nível das mais diversas áreas de conhecimento.
Por seu turno, os vários serviços disponíveis, a sua dimensão, beleza e a adaptabilidade dos seus espaços, permitem deixar abrir caminho para a imaginação e criação conjunta de atividades únicas.
Qualquer que seja a sua ideia, não hesite, fale connosco!
Estágios
O Mosteiro de São Martinho de Tibães é um espaço de cultura, ciência e educação, o que o torna também numa plataforma de encontro e de partilha de saberes, onde todos podem aprender!
Ao longo dos anos temos estabelecido protocolos com Agrupamentos de Escolas, Escolas Profissionais, Universidades, Instituto do Emprego e Formação Profissional e empresas, permitindo a inúmeros formandos e alunos o contacto com o mundo real do trabalho e a aquisição de competências fundamentais para a sua evolução profissional e pessoal.
História, Línguas (alemão, espanhol, francês, inglês), Biologia, Geologia, Animação Sociocultural, Geografia, Ciências da Educação, Arqueologia, Conservação e Restauro, Arquitetura, Ciências da Comunicação, Informática, Jardinagem, Agronomia, Atendimento ao Público, entre outras, são áreas nas quais temos a possibilidade de acolher estagiários, inseridos em programas de estágio nacionais ou internacionais.
A admissão de estagiários está sempre dependente de um conjunto de fatores:
– Disponibilidade de orientador interno para o acompanhamento do estagiário;
– Adequação da área de estágio à ação desenvolvida no Mosteiro de São Martinho de Tibães;
– Existência de um tempo mínimo de duração do estágio;
– Celebração de protocolo entre as partes, onde são definidas outras regras específicas.
Mecenato
O mecenato cultural diz respeito a um conjunto de regalias de natureza fiscal, que se traduzem na redução de impostos a quem contribua para a proteção dos artistas e das artes e promova o desenvolvimento cultural do país.
Legislação normativa:
Estatuto dos Benefícios Fiscais, conforme redação dada pela Lei n.º 82-B/2014, de 31 de dezembro, artigo 62º B
Portaria n.º 318/2015, de 1 de outubro
Seja mecenas do Mosteiro de São Martinho de Tibães apoiando a concretização de diversos projetos educativos e culturais.
Voluntariado
A solidariedade, a participação, a cooperação, a gratuitidade e a responsabilidade são alguns dos princípios base que orientam a prestação de trabalho voluntário.
Ser voluntário é contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral, colocando ao serviço do «outro» a sua disponibilidade de tempo, os seus conhecimentos teóricos e práticos e as suas competências específicas.
Traduz-se na celebração de um compromisso, de forma livre e consciente, entre o voluntário e a entidade acolhedora, baseado na autonomia, liberdade, respeito pelos direitos e deveres mútuos, igualdade e pluralismo, fatores essenciais para o verdadeiro exercício de uma cidadania ativa.
O Mosteiro de São Martinho de Tibães está recetivo ao acolhimento de voluntários para colaboração nas mais diversas áreas de atuação.
Dependendo dos projetos e ações em curso no Mosteiro e do tempo livre, motivações e opções pessoais que caracterizam cada voluntário, o seu contributo poderá ser de extrema importância, por exemplo, no apoio à:
- Vigilância de todo o conjunto monástico;
- Orientação e acolhimento de visitantes;
- Realização de atividades do Serviço de Educação;
- Execução de trabalhos de conservação dos jardins e da mata;
- Recolha de dados para a realização de estudos.
Ao colaborar connosco como voluntário estará a dar o seu importante contributo para a salvaguarda e valorização do Património. Para além disso, será certamente uma experiência enriquecedora que permitirá a aquisição de novos conhecimentos culturais e reforçará as suas competências pessoais e sociais.
 
	