Horário: De terça a domingo. Das 10h00 às 18h00.

Rua do Mosteiro, 59

4700 - 565 Mire de Tibães, Braga

Programa Ciência Viva no Verão, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga.

O Mosteiro de Tibães, em Braga, acolhe diversas iniciativas no âmbito do programa «Ciência Viva no Verão». As ações agendadas incluem observação astronómica e caminhadas de exploração da fauna e flora existente na cerca do Mosteiro. Inscrições a decorrer.

> Ciência Viva no Verão: Observação astronómica > 10 de agosto de 2021, às 22h00

Será possível observar os astros do céu à noite, como galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues através do telescópio Stellina. Vai também ser possível observar a lua, planetas e outros objetos celestes. O telescópio Stellina utiliza uma tecnologia à distância e envia imagens captadas em tempo real dos corpos celestes através de uma aplicação para os smartphone ou tablet dos participantes. Desta forma, todas as medidas preventivas de infeção pelo novo coronavírus estão garantidas e é possível usufruir da atividade em total segurança e manter o distanciamento social durante toda a ação. Ao telescópio Stellina é possível estarem ligados 19 smartphones por grupo, as famílias ou grupos podem partilhar o seu smartphone. Face à situação epidemiológica esta nova forma de realizar Observações Astronómicas torna-se mais segura pois privilegia o distanciamento social e cada participante utiliza o seu equipamento pessoal (tablet ou smartphone) para observar os astros.

Atividade gratuita

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/
Inscrições: https://my.cienciaviva.pt/

> Ciência Viva no Verão: Percurso pela cerca do Mosteiro de Tibães > 13/08, 27/08 e 01/09/2021, às 10h00

A cerca do Mosteiro de Tibães alberga inúmeras espécies de seres vivos e uma riqueza histórica sem igual! Através de um pequeno percurso será possível apreciar a beleza deste espaço rico em biodiversidade e descobrir alguns seres vivos que nela habitam. Guiados por biólogas os participantes vão poder descobrir alguns mistérios da fauna e flora de Tibães. O percurso tem uma duração de cerca de 2 horas. Os participantes deverão trazer vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queiram podem levar binóculos e máquina fotográfica.

Face às condicionantes do nº limite de participantes pedimos que não levem participantes extra que não estejam inscritos na listagem principal.

Atividade gratuita

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/
Inscrições: https://my.cienciaviva.pt/

> Ciência Viva no Verão: Que seres vivos aquáticos podemos encontrar no Mosteiro de Tibães? > 13/08, 27/08 e 01/09/2021, às 15h30

O Mosteiro de Tibães tem uma riqueza histórica sem igual e uma enorme biodiversidade! A cerca do Mosteiro de Tibães alberga inúmeras espécies de seres vivos e nesta ação vão ser dados a conhecer os seres vivos aquáticos! Guiados por biólogas os participantes vão poder descobrir os seres vivos aquáticos que vivem nas fontes e tanques da Cerca do Mosteiro de Tibães. Com o auxílio de lupas digitais vai ser possível identificar e observar todas as características dos curiosos seres vivos encontrados. A ação tem uma duração de cerca de 2 horas. Os participantes deverão trazer vestuário e calçado adequado, chapéu e água para o caso de estar calor.

Face às condicionantes do nº limite de participantes pedimos que não levem participantes extra que não estejam inscritos na listagem principal.

Atividade gratuita

Mais informações: https://www.casacienciabraga.org
Inscrições: https://my.cienciaviva.pt/