Da Arte do Som e do Silêncio
Uma visita à obra de Sofia Saldanha
Começamos por recuar até às primeiras décadas do séc. XVIII para nos envolvermos na ambiência única do Escadório das Virtudes da Cerca de Tibães e falar um pouco da sua história e simbólica.Partimos em seguida para uma breve visita à última edição do Passeio das Virtudes para, pela voz do Sindicato de Poesia, evocar espaços e histórias que nos inspiram. Altura ainda para ouvirmos um magnífico trecho de música do séc. XVII pelo ensemble Il Filo d´Oro.
Passamos então ao momento principal da extensão Da Arte do Som e Silêncio, o encontro com a obra de Sofia Saldanha. Autora de astutos documentários sonoros que despertam os nossos sentidos pela estimulação auditiva, Sofia cristaliza pela sua voz tempos e espaços da vivência de poetas como Fernando Pessoa ou Miguel Torga, transmitindo-nos de igual modo experiências sensoriais como uma trovoada. Descartando a imposição da imagem, os seus documentários sonoros constituem, por excelência, a celebração da palavra.
O evento conta ainda com a parceria com o Sindicato de Poesia e o Ensemble Il Filo d´Oro.
A inscrição no evento poderá ser feita através do seguinte link:
https://forms.gle/r6W26gQncUHKPBJn6
Os bilhetes poderão igualmente ser adquiridos no dia, aconselhando-se nesse caso a reserva pelo email: amigosdetibaes@gmail.com